{
LogoSite1
1

7º Congresso de Saúde Mental ABRASME 2020 ©


sobre o
​7º congresso brasileiro de saúde mental

Site feito com

logositeologo

facebook
twitter
instagram

Política de Privacidade

1.

{
{
{
{

O 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME previsto inicialmente para os dias 28 a 31 de julho de 2020 na UFPE. Porém , diante do estado de pandemia provocado pelo COVID-19 e seus desdobramentos na saúde pública e economia brasileira, a data foi adiada e em breve será definida . O tema escolhido para o congresso foi: DESORGANIZANDO POSSO ME ORGANIZAR: LUTAS, AFETOS E RESISTÊNCIAS ANTIMANICOMIAIS, vamos debater as experiências de resistências dos saberes e práticas do cotidiano dos territórios no contexto da crise da Democracia e da Reforma Psiquiátrica brasileira e latino-americana.

Nessa sétima edição do congresso da ABRASME, escolhemos a força do movimento cultural do mangue, o Manguebeat, originado no Recife, para seguirmos construindo nossa identidade política e cultural.  A ideia do tema é mostrar o lado cultural do Recife para além dos cartões postais, indo ao encontro das entranhas da cidade repleta de significações, tal como vem ocorrendo no campo dos movimentos antimanicomiais e antiproibicionistas.

 

No momento atual que vivemos, o movimento cultural do manguebeat, nos inspira a repensar estratégias antimanicomiais, antiproibicionistas e de defesa da democracia. Do caos na política à lama da miséria, o mangue surge como metáfora, na vida complexa que nasce em suas entranhas, onde a loucura e o uso de drogas são formas de vida em toda a sua expressão.

LogotipoRED

No caos aparente emergem movimentos de sobrevivência singulares, decifráveis apenas a partir dos que estão imersos nesse cenário e atentos o suficiente para vivê- los e percebê-los. Tal como o Mangue é feito de Caranguejo, Guaiamum, Lama e tantas (r)existências, estamos oferecendo Recife para acolher o ecossistema da Saúde Mental brasileira que tem mostrado a diversidade de vida e saúde em suas rotinas. Vamos mergulhar nas manifestações culturais do Recife, no verso dos cartões-postais, no mundaréu de histórias e significados que fazem a história dessa cidade. Que desse caos de vozes e referências brasileiras no Recife surjam as forças que irão nos reorganizar!

 

O 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental já é um importante espaço de reflexão, aquecimento da Rede intersetorial de Saúde Mental e  construção de agendas de solidariedade, lutas e afetos, e por isso, convidamos vocês para estar conosco.

 

​Sintam-se acolhidas/os num caloroso abraço e sejam todas/os muito bem vindas/os!!!

 

Ana Pitta
Presidenta ABRASME  e  Coordenadora da Comissão Científica

Melissa Azevedo
Coordenadora Região Nordeste ABRASME e do 7º congresso Brasileiro de Saúde Mental.

{
{
{

Área de Inscrição, Investimento/Cronograma, Normas para Inscrições de Trabalho e Programação