7º Congresso de Saúde Mental ABRASME 2020 ©
Site feito com
Para participar do 7º Congresso apresentando sua experiência, você pode submeter trabalhos para as sessões Raízes (Oficina e Minicurso), Caranguejo (Roda de Conversa) e Guaiamum (Mesa Redonda).
Atividade | Período |
Submissão de trabalhos para sessões Guaiamum (Mesas) | FINALIZADA |
Submissão de trabalhos para sessões Raízes (Oficinas e Minicurso) | FINALIZADA |
Submissão de trabalhos para sessões Caranguejo (Roda de Conversa) | 01.12.2019 a 14.10.2020 |
Resposta da avaliação das submissões Guaiamum (Mesas) | FINALIZADA |
Resposta da avaliação das submissões Raízes (Oficina e Minicurso) | Até 30.10.2020 |
Resposta da avaliação das submissões Caranguejo (Rodas de Conversa) | Até 30.10.2020 PRORROGADO ATÉ 10.11.2020 |
Raízes (Minicursos): são atividades de pré-congresso; espaços para ofertas de minicursos em torno do tema/questão proposto/a inspirado nos 10 Eixos Temáticos. Cada Minicurso terá duração de 4h. Deve ter até 5 autores/as sendo 1 deles/as o/a autor/a principal . A quantidade prevista de participantes deve ser indicada no momento da submissão (de 30, 80 ou 100 pessoas). No campo “observações” do formulário de inscrição, devem ser indicadas as condições esperadas para a realização da Oficina, que são previstas para ocorrerem nas salas online (vídeos, slides...).
Raízes (Oficinas): são atividades de pré-congresso; espaços para construção coletiva de saberes e fazeres em torno do tema/questão proposto/a inspirado nos 10 Eixos Temáticos. Cada Oficina terá duração de 3h. Deve ter até 5 autores/as sendo 1 deles/as o/a autor/a principal. A quantidade prevista de participantes deve ser indicada no momento da submissão (de 30 a 80 pessoas). No campo “observações” do formulário de inscrição, devem ser indicadas as condições esperadas para a realização da Oficina, que são previstas para ocorrerem em salas online (vídeos, slides...).
Caranguejo (Roda de Conversa): consiste em sessões de apresentação de relatos de pesquisa e relatos de experiências, organizadas pelos 10 Eixos Temáticos. Cada sessão terá um/uma facilitador/a e um/a monitor/a responsáveis por coordenar as sessões. Cada apresentação será realizada em 10 minutos; após o bloco de sete apresentações será realizado debate durante 20 minutos. Relato de pesquisa deve ter até 05 autores /as sendo 1 deles/as autor/a principal. Relato de experiência até 10 autores/as sendo 1 deles /as autor/a principal.
Guaiamum (Mesa Redonda): são sessões temáticas organizadas pela Comissão Científica de acordo com os Eixos. Participarão de cada sessão: inscritos com trabalho aprovado e pessoas convidadas pela Comissão Científica de reconhecida contribuição para o tema em debate. O 7º Congresso espera receber submissões para sessões Guaiamum que apresentem consistente contribuição para o debate do Eixo, com pertinência técnica e política para compor as Mesas. Reflexões críticas de cunho teórico, metodológico, bem como de análise da conjuntura são bem-vindas. A Comissão Científica selecionará até 30 Trabalhos dentre os submetidos, para compor as Mesas Redondas. Em cada Mesa espera-se reunir um trabalho aprovado e um/uma Convidada/o do Congresso que também versará sobre o Tema em debate. Cada pessoa só poderá submeter um trabalho para as sessões Guaiamum (Mesa Redonda). Cada participante da sessão Guaiamum terá 30 minutos para apresentação. Após as apresentações será realizado debate com a plenária. Um/a moderador/a indicado pela Comissão Científica do Evento coordenará os trabalhos em cada sessão.
Resumo para Raízes (Minicursos):
Deve apresentar Título; Nome completo dos proponentes/autoria com filiação institucional, se for o caso; Contextualização; Objetivos; Metodologia; Recursos Materiais.
Resumo para Raízes (Oficinas):
Deve apresentar Título; Nome completo dos proponentes/autoria com filiação institucional, se for o caso; Contextualização; Justificativa; Objetivos; Metodologia; Recursos Materiais; Avaliação.
Resumo para Caranguejos (Roda de Conversa):
Deve seguir a seguinte formatação para Relato de Pesquisa: título, proponentes/instituição; introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussões e considerações finais. Deve seguir a seguinte formatação para Relato de Experiência: título, proponentes/instituição; introdução, descrição da experiência, repercussões e considerações finais.
Resumo para Guaiamum (Mesa Redonda):
Deve seguir a mesma formatação prevista de Resumo para Caranguejo. Os trabalhos submetidos à sessão Guaiamum podem ser remanejados para sessão Caranguejo, por decisão da Comissão Científica.
Direitos humanos e dignidade humana como pacto civilizatório: povos em encarceramento, povos tradicionais, população em situação de rua, imigrantes e refugiados.
Entrelaçamento da clínica, da gestão, da formação e da política na organização do cuidado psicossocial.
Resistências antimanicomiais e antiproibicionistas tecendo o cuidado.
Saúde Mental e interseccionalidade: classe, gênero, raça e etnia.
Expressões do sofrimento humano na atual realidade sócio-política brasileira.
Alternativas diagnósticas e terapêuticas à patologização e medicalização da vida.
Práticas integrativas e complementares, expressões artísticas e espiritualidade no cuidado em saúde mental.
Laços familiares e comunitários no cuidado em saúde mental.
Protagonismo, organização política e geração de renda de usuários/as e familiares no cuidado.
Processos de trabalho e práticas de cuidado em saúde mental
A AVALIAÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NA ÁREA DO INSCRITO.
AO SUBMETER SEU TRABALHO VOCÊ ESTARÁ CONCORDANDO COM AS CONDIÇÕES ACIMA APRESENTADAS.